Conheça Mais
Cerimônia homenageia vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Na noite da última quinta-feira (21), o Sebrae no DF anunciou as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino ao reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Momentos de emoção, comemoração e muitos agradecimentos marcaram a cerimônia para 150 convidados, realizada no Setor Clubes Esportivos Sul, que contou com a apresentação da cantora Dhi Ribeiro.
Foram homenageadas quatorze histórias finalistas, sendo premiadas as três primeiras colocadas nas categorias Microempreendedora Individual e Pequenos Negócios. Este é um marco muito importante para o Sebrae no DF, que tem uma diretoria executiva composta exclusivamente por mulheres, liderada pela superintendente Rose Rainha, primeira mulher a estar à frente da instituição no DF.
“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que enaltece não apenas os negócios bem-sucedidos, mas também as histórias de resiliência, inovação e superação que permeiam cada uma de vocês. Queremos reconhecer aquelas mulheres que não apenas sonharam, mas que transformaram esses sonhos em realidade, criando empregos, promovendo o crescimento econômico e, o mais importante, inspirando outras a seguirem seus passos”, enfatizou Rose Rainha.
A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, destacou a importância de iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino. “A gente sabe as dificuldades que a mulher enfrenta porque além de trabalhar, ela precisa cuidar da família, dos filhos, das tarefas domésticas, e isso dificulta muito o seu crescimento no mercado de trabalho. É importante que elas saibam que não estão sozinhas, e que o Sebrae está de portas abertas para estimulá-las e incentivá-las por meio de consultorias, capacitações e orientações”, afirmou a diretora.
Durante a solenidade de premiação, a Gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae no DF, Kátia Cristina Magalhães, comemorou a entrega da premiação, que reconhece a mulher empreendedora como agente de mudança, inovação e coragem. “Para nós, enquanto instituição, é uma honra apoiar todas essas mulheres de negócios do DF, que são protagonistas do sucesso e da transformação e que nos inspiram a fazer a diferença. Parabéns a todas que se inscreveram na premiação por sua coragem e dedicação aos negócios”, destacou a gestora.
A empresária Bernadeth Martins, do grupo Cirandinha e idealizadora do Brasília Trends Fashion Week, estava entre as finalistas: “É um orgulho estar entre as 14 finalistas selecionadas para o prêmio, pois eu acredito profundamente no poder de transformação que o Sebrae no DF nos proporciona. Eu faço todas as consultorias e sou uma grande parceira da instituição”, agradeceu Bernadeth, ao ver o seu trabalho sendo reconhecido.
Conheça as vencedoras
A empresária que conquistou o primeiro lugar na categoria Pequenos Negócios foi Letícia Aguiar Matos, da Spazio Villa Regia. O segundo lugar foi ocupado pela empreendedora Lígia Assunção Braga, da Vert Café, e, em terceiro, ficou Hulda Rode Alves Amaral, da Escreva Editora e Livraria. Também concorreram nesta categoria: Adriana Ribeiro, da Afrochic; Adriano Lucio, Doces da Mamãe; Bernadeth Martins, da Cirandinha; Evelyne Ofugi, da Kawai Pan; e Janine Nessrala, do Café com Leite.
Durante o discurso, a empresária Letícia Aguiar ficou bastante emocionada e agradeceu à família e também à equipe do Spazio Villa Regia. “Há 15 anos, eu aceitei o desafio de transformar um ligar lindo, construído pela minha mãe, em um negócio. Como todo empreendedor, eu tive que aprender muitas coisas, e uma delas foi buscar pessoas melhores do que eu, mais capacitadas para cada função. Deu certo, e hoje nós estamos aqui sendo reconhecidos e servindo de inspiração para outras pessoas”, frisou Letícia.
Já na categoria Microempreendedora Individual, em primeiro lugar ficou Mariane Machado Iemini de Rezende, do Estúdio M. A segunda posição ficou com Maria Conceição Silveira Campos, da Chef Brico, e, por fim, no terceiro lugar, ficou Ludmila de Melo Magalhães, da LuTsuru Origami & Lettering. Nesta categoria, participaram também: Érika Gadelha, da Startup Escrita com Ciência; Ivone Sousa, da Ivone Estética; e Nayara Sousa, do Ateliê Menina Bordada.
“Ser mulher é difícil, ser mulher empreendedora é mais difícil ainda. Por isso, é tão importante esse olhar para o empreendedorismo feminino. Agradeço ao Sebrae no DF pelo reconhecimento e pelos serviços oferecidos para auxiliar o empreendedor na gestão de negócios. E a dica que eu dou para quem quer ter sucesso no negócio é se profissionalizar, trabalhar com governança, ter um olhar especial para o meio ambiente, social e diversidade, que são fatores que o mercado atual espera das empresas”, comentou Mariane Machado.
As três primeiras colocadas em cada categoria receberam troféu e certificado. Letícia Aguiar e Mariane Machado vão representar o DF na etapa regional e podem chegar à grande final da premiação, a ser realizada pelo Sebrae Nacional, em novembro.