Conheça Mais

Cabeleireira encontrou no setor noroeste de Brasília uma oportunidade de exercer a sua vocação como empreendedora

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa voltada para apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino no Brasil, celebrando a dedicação e o esforço das mulheres empreendedoras que desempenham um papel crucial no avanço do país.

Desde 2004, esse prêmio tem reconhecido empreendedoras que demonstram habilidades inovadoras, visão de futuro, excelência na gestão e estratégia empresarial, cujas iniciativas de negócios têm um impacto social e econômico significativo nas comunidades em que operam.

Na edição de 2023, as participantes puderam concorrer em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. O prêmio possui três etapas, sendo estadual, regional e nacional. Na categoria Microempreendedor Individual (MEI), a vencedora do 1 ̊ lugar foi Mariane Machado Lemini de Rezende, de 41 anos.

Há 7 anos, a empresária enxergou no setor noroeste de Brasília uma oportunidade de oferecer serviço de beleza para um público diferenciado, em um bairro que estava no início de suas atividades comerciais.

“Sempre fui apaixonada pela área da beleza. Em 2005, me formei no curso de cabeleireiro do Senac e, logo em seguida, comecei a atuar em alguns salões. Foi então que descobri o meu lado empresária e abri o meu espaço com poucos recursos, em uma lojinha pequena. Fiz muitas parcerias com outros lojistas, influenciadores, inclusive com horário estendido”, conta Mariane.

A empreendedora descobriu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios por um anúncio no Instagram e resolveu se inscrever por acreditar que sua história poderia influenciar outras mulheres a acreditar em seus talentos. Para Mariane, ser uma mulher empreendedora é conseguir ser multitarefas.

“Nós, mulheres, conseguimos ter um olho no gato e outro no peixe. Principalmente quando somos mães. Já estamos acostumadas a realizar muitas tarefas e a dar conta de diversas áreas, como financeiro, administrativo, clientes, colaboradores e fornecedores”, relata.

Empreender também é sobre liderar e, nesse momento, algumas dificuldades podem aparecer, como delegar tarefas e cuidar da vida pessoal. “A dificuldade é a jornada dupla de cuidar da empresa e também cuidar de casa”, complementou Mariane.

Ao receber o prêmio de 1˚ lugar na categoria em que concorreu, ela demorou a acreditar. “Primeiro foi aquele sentimento da gente se colocar para baixo, de não acreditar em si mesma. Pensei: ‘Será que sou tudo isso mesmo?’. Mas foi maravilhoso, eram muitas mulheres maravilhosas concorrendo junto comigo”, celebra a vencedora.

Após a premiação, deixa uma mensagem para outras empreendedoras: “Sim, nós podemos ser tudo isso. Nós, mulheres, somos tudo isso. Não deixe que nenhuma voz no seu ouvido diga que você não é”, finaliza Mariane, 1˚ lugar na categoria Microempreendedor Individual (MEI) no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Rolar para cima