Conheça Mais

Evento apoiado pelo Sebrae no DF apresenta histórias de mulheres que superaram desafios e conquistaram sucesso no mundo

Para celebrar a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, foi realizado nesta quarta-feira (22), no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Women Development Summit. Criado pela PSR Public Relations e apoiado pelo Sebrae no DF, o evento teve os objetivos de promover debates e troca de experiências, e de difundir as opções de investimento financeiro e as oportunidades de negócios no universo do empreendedorismo feminino.

A presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino, a deputada distrital Paula Belmonte, contou sua história e falou como o empreendedorismo feminino pode transformar a vida das mulheres.

“O empreendedorismo traz uma liberdade econômica para a mulher. Nós, mulheres, precisamos auxiliar uma à outra para que todas tenham essa liberdade econômica, de poderem, sim, administrar com liberdade o nosso empreendimento”, ressaltou a parlamentar.

O Sebrae no DF apoia as mulheres por meio de diversos programas e ações. Presente no evento, a superintendente da instituição, Rose Rainha, ressaltou a importância dessas atividades para o empreendedorismo feminino.

“Esta é uma pauta de extrema relevância. Temos o compromisso moral de dar a devida importância ao tema e implementar políticas efetivas que impulsionem o crescimento do empreendedorismo feminino”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira, destacou que, junto com o Sebrae no DF, a pasta incentiva as micro e pequenas empresárias por meio de ações como o Prospera. A partir desse programa, as gestoras possuem acesso a cartas de crédito.

“É um programa para aquelas mulheres que estão inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família, por exemplo. Mesmo com restrição no SPC/Serasa, elas conseguem aderir ao crédito. Isso é fomento para aquelas pessoas que querem gerar emprego e renda em nossa cidade”, disse Ferreira.

O evento também apresentou palestras e painéis com histórias de mulheres que superaram desafios, conquistaram sucesso e se tornaram referências no mundo dos negócios.

O painel “Empreendedorismo Feminino”, teve como participantes as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher em 2022 e 2023: Rute Maria, da Agroindústria Machadinho; Anne Caroline, da Dindin Bom Te Ver Gourmet; Zilma Maria, do Zblaw Advocacia; Letícia Aguiar, do Spazio Villa Regia; e Mariane Machado, do Salão de Beleza Studio M.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, integrou o painel “Demandas Políticas para o Empreendedorismo Feminino”, que apresentou as necessidades políticas institucionais para criar um ambiente de negócio propício para as empreendedoras e empresárias do DF em nível executivo, legislativo, sindical e institucional.

Também foi debatido o “Universo Financeiro: Os 7 Maiores Desafios da Atualidade”, com as participações da economista Cláudia Chuery Kodja e da diretora executiva de Atacado e Governo do Banco Regional de Brasília (BRB), Regina de Melo.

Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino no DF

À noite, em uma sessão solene, realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi lançada a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino no DF.

“Essa frente parlamentar faz a união de mulheres empresárias que querem sonhar e realizar”, frisou a presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino, a deputada distrital Paula Belmonte.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, ressaltou que iniciativas como a criação da Frente fortalecem o cenário atual do empreendedorismo no Distrito Federal.

“Já avançamos muito – as mulheres e o empreendedorismo feminino -, mas temos uma longa caminhada. E o papel do Sebrae no DF é tornar os pequenos negócios competitivos”, analisa Rose Rainha.

Autoridades

Estiveram presentes na programação do Women Development Summit a senadora Damares Alves; a presidente da Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora da Câmara dos Deputados, deputada Any Ortiz; a deputada federal Bia Kicis; a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira; a presidente do Fórum de Mulheres Empresárias do CNI, Monica Monteiro; o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido; a presidente da Câmara de Mulheres da Fecomércio, Beatriz Guimarães; a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra; o presidente da Faci DF, Valdeci Machado; o vice-presidente do SindiSuper, Gilmar Pereira; a diretora executiva de atacado e governo do BRB, Eugênia Regina de Melo; o diretor regional do Sesc, Valcides de Araújo; o presidente do SindiVarejista, Sebastião Eduardo Abritta; e o presidente da Federação Assespro, Christian Tadeu.

Rolar para cima